Mais Vistos

Agulhas e Linhas para Artesanato em Feltro

Vamos falar sobre um dos itens mais básicos e indispensáveis no artesanato em feltro, a linha e a agulha. Muitos tem dúvidas sobre quais são os tipos de agulhas e linhas que são utilizadas e esta dúvida faz todo o sentido uma vez que a escolha desse material irá determinar o resultado final do seu trabalho.
O gosto e a experiência com relação a agulhas é pessoal e para mim, não existem regras. Minha experiência foi a descoberta na prática onde aos poucos o meu gosto foi se desenvolvendo. Vou dividir com vocês um pouco do que eu aprendi.
Para você que está começando e deseja comprar os materiais básicos para começar a produzir suas fofuras em feltro eu sugiro comprar a agulha de costura básica que é vendida em lojas de aviamentos. A primeira coisa que você deve saber sobre isso é: quanto maior o número da agulha, mais fina ela é. Quanto mais fina for a agulha, maiores serão as possibilidades de seus pontos ficarem pequenos. No meu caso, prefiro as agulhas mais finas pois aprecio em minhas peças, o ponto caseado menor.
É preferível sempre comprar agulhas de diferentes espessuras pois de acordo com o tipo de trabalho e técnica será preciso, como por exemplo, quando você monta uma peça que seja necessário atravessar um cordão enceirado ou uma fitinha de cetim por dentro de uma peça. A agulha necessária para isso terá que ser grossa, com o orifício dela mais largo, veja na foto a diferença entre uma agulha grande de costurar bonecas e uma agulha simples de costura normal:
Qual agulha escolher para artesanato em feltro



Aplicações de miçangas, pedrinhas ou bordados irá demandar agulha fina. Por isso a dica é, quando for comprar seus materiais compre agulhas de diferentes espessuras. Se tiver disponível na loja os kits com agulhas diversificadas, das mais finas até as mais grossas e você ter disponibilidade de adquirir esse kit, então faça o investimento pois valerá a pena!
E o mesmo se aplica para as linhas e fios. Na maioria das lojas de avimentos os fios e fitas de cetim são vendidos por metro e o valor é bastante acessível por isso, quando for visitar a loja para realizar a compra dos materiais, procure por fitas de cetim de diferentes cores e espessuras, bem como, pelos fios enceirados nas cores básicas. Peça no mínimo 3 metros de cada, dependendo do seu gosto. Com o passar do tempo você aplicará a mesma regra para as rendas, fitas estampadas, botões, pedrarias, enfim…rsrs
Fitas de cetim para artesanato em feltro

Mas vamos falar agora sobre a linha que também é bastante diversificado os tipos e sugestões de uso. Muitas artesãs preferem a de meada, outras a de pesponto e outras (nesse caso eu me incluo nesse grupo), optam pela de costura normal, essas comuns que geralmente estão mais visíveis nas lojas de aviamentos. Costuro minhas peças com essa linha, geralmente utilizo um fio somente para os meus pontinhos caseados pois aprecio eles pequenos que resulta ao meu ver num acabamento mais delicado.
Qual a melhor linha para artesanato em feltro

Mas tudo é questão de gosto, por exemplo, se você aprecia mais aquelas costuras onde a linha apareça mais, então prefira comprar as do tipo “de meada” e retire do agregado dela duas linhas para fazer a sua costura. No meu caso, não costumo optar por esse tipo de linha uma vez que, minhas experiências com elas não tem sido até o momento das mais agradáveis pois sempre acaba acontecendo com frequência de arrebentar durante a execução do trabalho e também de enrolarem o que acaba me aborrecendo e atrasando o meu trabalho.  Pode ser devido a qualidade da linha escolhida? Sim pode, porém até hoje eu não tive muita sorte, mas cabe a você experimentar e formar a sua opinião ok?
Qual a melhor linha para artesanato em feltro

As linhas que são chamadas “Linhas Pesponto” são também uma opção caso você goste dos pontinhos mais evidentes. Eu particularmente uso pouco, mas gosto de tê-las junto aos meus materiais caso um dia eu prefira ela. Elas são também baratas, porém, as opções de cores são menores.
Qual a melhor linha para artesanato em feltro

O macete é, quanto menor e mais delicado você quiser o ponto, mais fina terá que ser a linha. Quanto maior e mais evidente você quiser o ponto, mais grossa terá que ser a linha. Simples assim! Por isso, faça a experiência e identifique o seu gosto. As indicações de linhas são muito variadas, porém, as principais são essas mencionadas aqui. Lembrando que, não existe ao meu ver o certo e errado, tudo é questão de gosto e experiência. O que funciona para um pode não funcionar para outra pessoa, por isso defendo a ideia de que você faça sua experiência e na hora da compra escolha adquirir materiais variados para que assim você desenvolva o seu gosto. Espero ter ajudado você que leu, me despeço por aqui e desejo sucesso no seu caminho nesse mundo de fofuras!

agulhas artesanato em feltro, linha artesanato em feltro, moldes de feltro, artesanato em feltro, materiais para artesanato em feltro, materiais iniciantes feltro, curso de feltro, decoração em feltro, enfeites de feltro,
Ísis Alves

Moro em Porto Alegre e sou formada em administração de empresas. Apaixonada pelo artesanato!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem